Image Map

21 de janeiro de 2014

#Tag: Volta as aulas - 3ª semana

3ª semana: Post sobre dicas e horários (horário que você acorda, que sai de casa, quanto tempo leva pra se arrumar) e como você se organiza pras aulas (post its,agenda e etc)

Olá meninas, 3ª e penúltima parte dessa tag que eu amei fazer, hoje vamos falar sobre minha rotina, como eu estudo e como me organizo e dar algumas dicas pra vocês, vamos lá?


 Rotina: Existem dois tipos de rotina a  escolar e a do dia a dia, eu fiz uma mistura das duas pra ficar mais fácil pra mim, eis ela:  



Aí vocês pensam: "Que nerd!" não é bem isso... eu já tô naquela fase decisiva da vida,2º ano do médio, escolher a profissão, passar em concurso público, entrar pra faculdade federal... E nessa fase, estudar é mais que necessário, então nesse ano de 2014 resolvi abrir mão de bobeiras como passar o dia todo no pc e focar no meu futuro, porque é melhor estudar agora e tirar de letra do que depois ter que se virar pra ser alguém na vida não é mesmo?
Então, mas ainda terei aquelas 2 horas livres de 12:30 as 14:30 e mais 3 horas livres das 19 as 22h pra ficar no pc,namorar, postar no blog e etc... 

Sobre os meus horários: Eu moro bem perto da escola por isso sairei 6:50 já que o horário de entrada é 7h, vou dormir apenas 7h e 45m (não e´o suficiente mas é o que há) mas porque vou acordar tão cedo? vou ter em média uma hora pra tomar banho, me vestir, arrumar a bolsa, arrumar o cabelo, fazer maquiagem e comer, se eu dormisse um pouquinho mais eu ficaria atrasada com alguma dessas atividades, as 2 horas entre as 12:30 e as 14:30  e os 30m entre as 16:30 e as 17:00 são pra descansar/comer já que estudar cansada não dá certo, os estudos não preciso explicar muito né? das 14:30 as 16:30 é o horário de revisar as matérias que aprendi no dia, fazer 5 questões de cada  e realizar as atividades que os professores passaram (deveres e trabalhos) o horário de 17:00 as 19:00 é pra estudar o conteúdo do pas e do enem 2014, e a partir das 19 estou livre pra vegetar até a hora de dormir que é as 22h.

Como eu estudo? Pra esse ano que será mais puxado pra mim, montei um esquema com  métodos que usarei demais esse ano:

1. Anotações na aula - Bom, no ensino médio, não tem mais aquela coisa de 'copiar do quadro' ou fazer deverzinho toda aula, a maioria das aulas são explicativas e as atividades são em circulo, ou grupo então é muito bom anotar informações que o professor vai citando no decorrer da aula, outra coisa legal é pegar os slides das aulas e rever em casa,sempre fazendo anotações de tudo.
2. Post-it - Anotar formulas,datas e assuntos de trabalhos e também paginas dos deveres em post-it's pra dar destaque no caderno e não se esquecer de faze-las quando chegar em casa.
3. Marcador de texto - Português do ensino médio é muitoo literatura brasileira então sempre é bom grifar as partes importantes do livro com um marcador de texto, serve pra  filosofia e sociologia também.
4. O quarto método é o melhor pois ajuda muito,  revisar todo o dia as matérias que aprendeu na aula e fazer  ao menos 5 questões sobre cada, no final do bimestre isso vai te ajudar muito a  estudar pras provas.

Como eu me organizo? Desde o primeiro ano me organizo com um portifólio, é bem fácil e rápido, em cada plastiquinho coloco uma matéria e organizo assim durante o semestre ( jajá falarei sobre a semestralidade) , esse ano também viou me organizar em uma espécie de caderninho/agenda fica mais fácil de organizar os datas de entregas de trabalhos e os seminários.

Semestralidade:
 Minha escola (federal) funciona em regime de semestre, isso é,existem dois blocos de matérias o 1 e o 2, em um semestre você tem aulas só das matérias de um bloco, e no outro semestre só do outro bloco. 
No meu caso, eu sou bloco 2, então no 1º semestre do ano fico com as matérias do bloco 2 que são: Português, matemática, geografia, sociologia, física, arte, espanhol, educação fisíca e redação, e no segundo semestre letivo tenho as matérias do bloco 1 que são: Português, matemática, história, filosofia, biologia, química e inglês.

Português, matemática e educação física temos o ano inteiro.

Como funciona no  regime de semestralidade um caderno de 16 matérias é o suficiente para cada semestre, não uso caderno de artes,pra artes usamos folhas A4. Esse ano comprarei também um caderno de uma  matéria, pros estudos mesmo, resumos e anotações das aulas, se der quando eu comprar meus materiais mostro pra vocês, e também um chamequinho pra estudar pras exatas e só isso. 

Dicas pra quem está indo pro ensino médio: de materiais a comprar o mais importante é uma calculadora, porque são contas imensas e  até um gênio em matemática se perde no meio de um monte de números, um grampeador ou clips de papel também é muito bom, porque são muitas folhas e um portifólio pra guardar essas tais folhas, acho que é isso meninas, ensino médio não precisa de muito frufu...

 Então por hoje é só, até a proxima terça com o ultimo post dessa #tag :'(

0 Comments:

Postar um comentário